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Repositores Hidroeletrolíticos

Bebidas isotônicas e gel de carboidratos devem ser consumidos por praticantes de atividade física a partir de uma hora de exercícios

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As bebidas isotônicas e gel de carboidratos são suplementos nutricionais que servem para complementar ou repor nutrientes e calorias, com o objetivo de melhorar a performance na prática esportiva.

Com a prática de atividades físicas, o corpo se aquece , elevando a temperatura. Para diminuir a temperatura corporal e voltar a uma condição de equilíbrio, o corpo transpira. A evaporação do suor elimina parte do calor, mas carrega consigo substâncias importantes, como água e sais minerais, podendo causar desidratação.

Para evitar a desidratação e, consequentemente, a perda de rendimento durante os treinos ou provas, o corpo precisa ser reidratado, para alcançar um equilíbrio adequado, recuperando o indivíduo, além de fornecer condições para continuar a atividade com um menor desgaste físico.

Suas ações são: repor água e sais minerais perdidos pelo suor, retardar a fadiga muscular e melhorar a performance em exercícios de longa duração ou realizados sob uma temperatura elevada com sudorese excessiva.

Essa reposição de líquidos pode ser feita com várias bebidas, como água, suco de frutas, água de coco, refrigerantes, repositor hidroeletrolítico (isotônico). Mas para que o volume de líquido corporal seja mantido dentro dos limites normais é preciso que haja um balanço entre a ingestão e a eliminação de líquido.

Os produtos formulados para fins de reposição hidroeletrolítica devem apresentar concentrações variadas de sódio (138 e 460mg/200ml), cloreto e carboidratos (6 a 10 % de concentração). Opcionalmente, estes produtos podem conter potássio, vitaminas e minerais.

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Até 1 hora de atividade física o ideal é o consumo de água, 150 a 200ml de água em intervalos de 20 minutos. Acima de uma hora ou sob temperatura elevada faz-se necessário o uso de gel e bebida isotônica.

O gel de carboidrato contém sódio, potássio e vitaminas. Deve ser utilizada uma unidade 15 minutos antes do início da prova, e a cada 45 a 60 minutos em treinos ou competições acima de uma hora (ex: treinos a partir de 12 km ou competições como 10 milhas/ 16 km, meias maratonas e maratonas).

Vários estudos realizados em academias no Rio de Janeiro e em São Paulo apontam os repositores hidroleletrolíticos como o suplemento mais consumido por praticantes de atividade física. Todo suplemento alimentar deve ser indicado por profissional nutricionista ou médico para evitar superdosagens ou uso indiscriminado, que podem trazer efeitos colaterais e danos à saúde.

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